Você sabia que alguns medicamentos comuns podem causar depressão?

Você já parou para pensar que aquele medicamento que você toma diariamente pode estar afetando sua saúde mental de maneira

Divulgação/Freepik

Você já parou para pensar que aquele medicamento que você toma diariamente pode estar afetando sua saúde mental de maneira sutil e silenciosa? Pois é, o que deveria ser uma solução para um problema de saúde física pode, sem que você perceba, estar roubando sua energia, sua alegria e até mesmo sua vontade de viver. E se eu te dissesse que medicamentos comuns, que milhares de pessoas tomam todos os dias, podem estar contribuindo para quadros de depressão e mania? Sim, o remédio que está na sua cabeceira pode ser um dos grandes vilões da sua saúde mental.

A ciência já comprovou que alguns medicamentos, mesmo aqueles que são essenciais para tratar doenças graves, podem interferir nos processos químicos do cérebro, resultando em alterações de humor significativas. Estamos falando de antidepressivos, corticoides, remédios para pressão alta, anticoncepcionais, estatinas e até mesmo medicamentos usados para tratar acne. É assustador pensar que uma simples pílula, aparentemente inofensiva, pode transformar completamente seu estado emocional, não é mesmo?

Agora, imagine o impacto disso na vida de uma pessoa idosa, já fragilizada, que precisa lidar com diversos remédios todos os dias. O que acontece quando um paciente idoso, que já sofre com as limitações da idade, começa a sentir tristeza profunda, apatia e desinteresse pela vida? Infelizmente, muitos são diagnosticados erroneamente com depressão primária, sem que os profissionais de saúde investiguem que a verdadeira causa pode estar escondida nas prescrições médicas.

Os corticoides, por exemplo, são amplamente utilizados para tratar doenças inflamatórias e autoimunes, mas o que poucos sabem é que eles podem induzir sintomas de mania ou depressão severa. Você já ouviu falar de alguém que ficou extremamente agitado, irritado ou teve crises de ansiedade após iniciar um tratamento com prednisona? Pois é, isso não é coincidência. Assim como também não é coincidência o aumento de relatos de tristeza profunda e desesperança em pessoas que fazem uso prolongado de estatinas, medicamentos usados para reduzir o colesterol.

E o que dizer dos antidepressivos, que ironicamente podem desencadear sintomas de mania em algumas pessoas? Pacientes com transtorno bipolar muitas vezes passam anos sendo tratados com antidepressivos antes que um diagnóstico correto seja feito, e isso só agrava a situação. O impacto na vida dessas pessoas é devastador.

Mas e você? Como saber se o remédio que você toma está afetando seu humor? O primeiro passo é observar as mudanças emocionais e comportamentais que surgiram após iniciar o uso de algum medicamento. Se você percebeu que está mais desanimado, sem vontade de fazer as coisas que antes lhe davam prazer, ou se tem crises inexplicáveis de ansiedade e irritabilidade, pode ser que seu remédio seja o culpado.

A solução? Converse com seu médico. Nunca, jamais interrompa o uso de um medicamento sem orientação profissional. Alguns remédios precisam ser retirados de forma gradual para evitar efeitos colaterais graves. Além disso, seu médico pode sugerir alternativas mais seguras ou até mesmo ajustar a dosagem para minimizar os impactos negativos.

A sua saúde mental é tão importante quanto a sua saúde física. Não aceite viver em um estado constante de tristeza ou agitação sem buscar respostas. Muitos casos de depressão poderiam ser evitados se houvesse mais atenção aos medicamentos prescritos. Seja vigilante, questione, busque informação. Afinal, quem mais se importa com sua saúde, senão você mesmo?

No Viva Melhor Home Care, sabemos que a qualidade de vida vai muito além do tratamento de doenças físicas. Por isso, incentivamos sempre um olhar atento para a saúde mental e emocional dos pacientes. Se você ou alguém que você ama está passando por mudanças de humor inexplicáveis, talvez seja hora de rever o que está sendo administrado no dia a dia. A sua felicidade e bem-estar merecem ser priorizados.

Com informações WebMD

Inscreva-se, e fique por dentro das últimas descobertas médicas e tendências de assistência médica com o boletim informativo Viva Melhor Home Care.

Ao inscrever-se, concordo com os  e  do Viva Melhor Home Care e entendo que posso cancelar as assinaturas a qualquer momento.

Saiba mais...

plugins premium WordPress